sábado, 12 de junho de 2010

Melhores dicas de livros: UNIDADE: Os princípios comuns a todas as religiões

UNIDADE: Os princípios comuns a todas as religiões

Jeffrey Moses

Editora Sextante, 2009

 

Um livro voltado para a cultura da paz. O autor, mestre em Filosofia da Educação, pesquisou durante mais de 20 anos os pontos em comum de algumas das principais religiões. Nesta terceira versão do livro, apresenta 64 princípios comuns a todas elas. Depois de uma breve introdução ao princípio, cita expressões extraídas dos ensinamentos que o corroboram. O foco está sempre no "espírito da lei", não necessariamente na sua letra. O primeiro texto é sobre a "Regra de Ouro". O último é composto de orações das várias religiões que sintetizam quase todo o conteúdo da obra.

É um livro voltado para a cultura da paz porque procura demonstrar que, na essência, somos todos um e que não faz sentido nos colocarmos como inimigos, cultivarmos mágoas, nutrirmos ódios, sermos predatórios, estimularmos a competição desenfreada que leva às guerras. E isto não apenas no âmbito das organizações, das sociedades, do planeta. A paz pode ser cultivada também em cada relacionamento que mantemos com qualquer pessoa, qualquer ser vivo, qualquer ambiente. A leitura nos leva a refletir sobre o que fazemos no nosso dia a dia que pode gerar felicidade ou produzir desentendimentos e sofrimento. O que eu penso de cada uma das pessoas com quem tenho contato? Pode ser um contato longo e intenso ou apenas uma troca de olhares. Eu discrimino as pessoas com meus pensamentos, meus sentimentos, minhas palavras (e o tom da voz), minhas decisões? Ou eu sempre "vejo Deus atrás de cada olhar"? Como isto se reflete nos ambientes que eu ajudo a criar com as minhas a atitudes? Como eu uso os recursos que estão à minha disposição? Procuro sempre a parcimônia, a responsabilidade, o não esbanjamento? Ou sequer me dou conta de que vivemos num planeta finito e que as consequências do desperdício serão vividas pelas próximas gerações? Estes são alguns dos temas presentes nas tradições milenares, mas que ainda não penetraram na consciência humana.

Independentemente de qual seja a religião de sua escolha (e até mesmo para os que não vêm sentido nas religiões), esta obra pode proporcionar momentos intensos de reflexão e de auto-avaliação sobre seu papel no mundo.

 

Tarcisio Cardieri

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...