terça-feira, 18 de outubro de 2011

Groupalia-Fluentstore e outros sites de compras coletivas

No post anterior falei sobre empresa de excelência, neste vou falar de empresas que estão longe disto.
Como muitos sou daqueles que gostam de tecnologias e meu novo sonho de consumo é um novo gadget, melhor especificando, um tablet. Como não sou um consumista e fico estudando, namorando...antes de comprar eu não fui o primeiro da fila.
Não me dou muito bem com notebooks para usar em casa, mas um tablet parece algo ideal para sentar em uma poltrona, ler um livro, ver um vídeo, em fim distrair.
Com este pensamento resolvi fazer um teste-drive com algum modelo mais barato e que tivesse uma configuração que eu pretendo comprar de primeira linha (entenda aqui: com mais recurnos, nome e mais caro, muito mais caro), tela em torno de 10 pol., processador acima de 1 Ghz conexão 3 G ou superior, etc.
Em junho recebi um e-mail do Groupalia com uma oferta de um Tablet nesta configuração por 379 reais (importado de Hong-kong com impostos a pagar na chegada). Foi neste momento que começou minha aventura.
Resolvi comprar a oferta e com a expectativa de que teria que esperar uns 2 meses a 3 meses para receber o produto, mas tudo bem, não é prudente comprar um tablet de primeira linha se os preços estão para cair com novas legislações e concorrência, e assim foi, um tempo para finalizar as ofertas, um tempo para que a empresa recolhesse os voulchers e só a partir dai começaria o processo que ainda levaria 2 meses.
Como algumas destas etapas não saia do lugar, não recebia confirmações entrei em contato com a empresa (Fluentstore), com dificuldades recebi as informações que deveria ficar quietinho esperando que estava tudo a caminho.
No site esperei pacientemente a primeira data e quando chegou foi mudada....primeiros sinais de problema, mas a empresa enviou um e-mail elegante que dizia que tinha tomado a decisão certa e que tudo corria bem, que não precisaríamos pagar impostos e que gentilmente receberia o produto em casa através de uma transportadora e para completar fez uma página para rastrear onde estava o produto.
Era divertido acompanhar dia-a-dia e mesmo que demorasse dias para andar um passo parecia que o prazo final ia chegar, como dizia um amigo, não há prazo que não chegue.
O prazo final após vários adiamentos era 7 de Outubro e já havia passado na alfandêga e agora estava na transportadora, creio 2 semanas antes do prazo final, tempo suficiente para entregar.
Neste meio tempo estive na Alemanha e nem pensei em aproveitar e trazer um, queria fazer meu teste-drive primeiro, aproveitei e trouxe uma Nikon 5100, mas poderia ter trazido um IPAD 2 se não fosse a esperança que ainda teimava em existir.
E aguardei pacientemente, todo dia na portaria aquele olhar e pensamento: será que chegou? Nada. Meu pensamento era, dia 7 é o limite, e o dia 7 chegou mas o tablet não. Vamos dar uma olhada no site?
Lá estava uma linda mensagem:
"Prezado cliente, para informações sobre esse produto por favor entre em contato com a Groupalia: contact.brazil@groupalia.com"
 O mais surpreendente é que a página de prazos de entrega havia retornado ao passado:
Produto                                    Prazo de Resgate no Site Fluent Celular
 Tablet Android 10.2″                            05/07/2011 a 17/08/2011
O site é meio desorganizado, outro dia tinha uma página que este mesmo tablet estava por 738,00 e com desconto 959,00, é isto mesmo, um desconto negativo. (já corrigiram, mas ainda tem erro um dos zeros é a letra O).
Coisa mais normal, enviar um e-mail, um, dois três, a semana toda, nenhuma resposta.
Outra alternativa, sites de denúncia, entrei no Reclame aqui, que surpresa, eu não era o único enganado, iludido e desprezado pela Groupalia e a Fluentstore. 
Para formular a queixa fiz um revisão nos sites da Groupalia e Fluentstore.
Percebi que a Groupalia em seu contrato com o consumidor não se responsabiliza por nada e como se fosse eu, sem fins lucrativos, pois entendo que alguém que ganhe com o negócio tem que ter alguma responsabilidade que garanta ao consumidor o que ele comprou.
Da Fluentstore resgatei missão, visão e valores:

Missão

A Fluent Store tem como missão atender ao público mais exigente da internet oferecendo enormes descontos em grandes produtos e entregando-os para todo o Brasil.

Visão

A Fluent Store tem como meta se tornar a loja online referência em descontos em diversos produtos.

Valores

A Fluent Store é um time que preza:
  • Transparência
  • Crescimento Sustentável
  • Ética
A parte da ética é a mais cômica, eles não sabem o que é isto. (o grifo é meu)
Foi engraçado compartilhar e ler as inumeras histórias contadas, o sentimento de não estar sozinho, algumas até nos dão o conforto e divertem, como há que eu li que dizia: era legal quando eles ficavam nos enganando dizendo que o produto estava chegando, senti o mesmo.
Descobri também que o Groupon ofertou o mesmo produto e tinha mais em comum que este fato, também não respondia, também não se responsabilizava.
Descobri que sites de compras coletivas não são confiáveis pois não garantem nada que foi comprado.
O que mais dói de uma empresa abaixo da mediocridade como estas duas é a indiferença.
O pessoal até criou uma página sobre as duas empresas:

Você pode encontrar mais informações no reclame aqui através destes nomes:
-Fluentstore
-Fluent Celular
-Groupalia
-Groupon
Se quiser completar sua pesquisa digite Tablet 10".

Até agora nenhuma resposta das 2 empresas, seja por e-mail, facebook, twitter ou sites de denúncia. O próximo passo é denuncia no Procon e creio denuncia na delegacia mais próxima por estelionato.
Você pode estar pensando o que tem de bom em tudo isto.
E eu digo.
Posso ajudar muitos a terem consciência dos riscos de comprar nestas empresas e nos sites das empresas de compras coletivas. E se as empresas de compras coletivas quiserem ganhar nossa confiança terão que trabalhar melhor e firmar maiores compromissos com os consumidores. Antes de comprar verifique o compromisso destas empresas, pesquise nos sites de denúncia.  Infelizmente a Groupalia e a Fluentstore não tinham grandes reclamações quando vendiam coxinhas no bar da esquina pois simplesmente os clientes prejudicados só deixavam de usar o serviço pelo baixo valor da compra.
No futuro estas empresas terão seu lugar no case " como acabaram com um negócio promissor - compras coletivas". As empresas idonêas deveriam promover ações junto ao ministério público tanto para melhor regulamentação deste tipo de comércio como para banir empresas que estão acabando com este novo nicho de mercado.
Espero que meus 379 reais tenham o beneficio para muitos.


Outro blog relatando problemas nos sites de compras coletivas:
http://documentario-x.blogspot.com/2011/09/compra-coletiva-vira-febre-na-internet.html

Mais Informações sobre o tema:
http://www.blogdoecommerce.com.br/novo-golpe-de-tablets-em-compras-coletivas/


http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/problemas-em-serie-no-groupon/

http://www.blogdoecommerce.com.br/capitalizacao-compras-coletivas/

Veja neste relato uma possível postura das empresas de compra coletiva:

http://www.reclameaqui.com.br/1796693/groupon/groupon-x-tablet-10-2-so-enganacao-ate-com-procon-nao-resolv/

Observação do último link:
Creio que a resposta não pode ser aceita pelo Procon conforme outras informações dadas pelo Procon em outras matérias. Não sei sobre o desdobramento desta reclamação ou da veracidade mas não houve resposta da empresa. A resposta esta datado 08-10 porém a partir de 07-10 o site da Fluent já informava que entrassemos em contato com os sites de compra coletiva.

Coloquei o link desta postagem na página do Facebook do Groupalia e do Groupon. O Groupon escreveu:
Sr. Mauro este não é canal correto para divulgação de seu Blog. Assim é uma empresa de excelência! Dá conselhos ao consumidor sobre outros temas, mas não responde pelos produtos que não foram entregues.


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