sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tom Wujec: Build a tower, build a team



http://www.ted.com/talks/tom_wujec_build_a_tower.htm

Alguns anos atrás, aqui no TED, Peter Skillman introduziu um desafio de design chamado desafio do marshmallow. A idéia é muito simples: equipes de quatro pessoas têm que construir uma estrutura autônoma com 20 fios de espaguete, um metro de fita adesiva, um metro de barbante e um marshmallow. O marshmallow tem que ficar no topo. E apesar de parecer simples, a tarefa é, na verdade, muito difícil. porque força as pessoas a colaborarem de forma rápida. Eu achei a idéia interessante e a incorporei a um seminário de design. E foi um grande sucesso. Desde então já coordenei cerca de 70 seminários de design ao redor do mundo para estudantes, designers e arquitetos e até para os diretores técnicos das 50 maiores empresas americanas. E há algo nesse exercício que revela lições muito importantes sobre a natureza da colaboração. Eu gostaria de compartilhar algumas delas com vocês.
A pergunta que você quer fazer é: Como assim? Por quê? O que elas têm de especial? O Peter gosta de dizer que "nenhuma das crianças gasta tempo tentando ser o diretor executivo do Espaguete, Inc." Elas não perdem tempo manobrando pelo poder. Mas há uma outra razão também: os alunos de administração são treinados para achar o único plano correto. E aí eles o executam. E o que ocorre é que, quando eles colocam o marshmallow no topo, o tempo acaba, e o que acontece? É uma crise. Soa familiar? O que as crianças fazem diferente é que elas começam com o marshmallow e constroem protótipos, protótipos sucessivos, sempre mantendo o marshmallow no topo, e assim elas têm várias chances de consertar proptótipos ruins no processo. Designers reconhecem esse tipo de colaboração como a essência do processo iterativo. Com cada versão, as crianças têm um retorno intantâneo sobre o que funciona e o que não funciona.
A capacidade de experimentar com protótipos é essencial. Mas vamos dar uma olhada no desempenho das equipes. A média para a maioria das pessoas é cerca de 50 centímetros, para alunos de administração, um pouco menos da metade, advogados se saem melhor, mas não tão melhor assim, crianças se saem melhor que a maioria dos adultos. Quem se sai melhor que todos? Arquitetos e engenheiros, graças a Deus. (Risos) Um metro tem a estrutura mais alta que já vi. E por que será? Porque eles entendem que triângulos e padrões geométricos que se auto-reforçam são a chave para construir estruturas estáveis. Os diretores executivos se saem um pouco melhor que a média. Mas é aqui que fica interessante: se você colocar um assistente executivo na equipe, ela melhora significativamente. (Risos) É incrível, sabe? Você dá uma olhada e já sabe: "aquela equipe vai ganhar". Você consegue saber de antemão. E por que? Porque eles têm habilidades especiais de facilitação. Eles gerenciam o processo, eles entendem o processo. E qualquer equipe que gerencie e que preste atenção no trabalho vai melhorar o seu desempenho significativamente. Habilidades especializadas e de facilitação, essa combinação leva ao sucesso. De cada 10 equipes com desempenho típico, talvez cerca de 6 vão construir estruturas estáveis.
Resolvi tentar algo interessante. Pensei: vamos aumentar a pressão. Ofereci um prêmio de 10.000 dólares em software para a equipe vencedora. E o que vocês acham que aconteceu com os alunos de design? Qual foi o resultado? Eis aqui o que aconteceu: nenhuma equipe construiu uma estrutura estável. Se alguém tivesse construído uma estrutura de uns três centímetros poderia ter levado o prêmio prá casa. Não é interessante que um risco alto tem um impacto forte? Fizemos o exercício de novo com os mesmos alunos. O que vocês acham que aconteceu dessa vez? Como agora eles entendiam o valor de fazer protótipos, uma mesma equipe foi de ser a pior de todas para estar entre as melhores, e produziu as estruturas mais altas no menor espaço de tempo. Há lições muito importantes para nós aqui sobre a relação entre incentivos e sucesso.
E a lição fundamental, na minha opinião, é que design é, na verdade, um esporte de contato. Ele exige que concentremos todos os nossos sentidos na tarefa, e que dediquemos o que há de melhor do nosso raciocínio, dos nossos sentimentos e das nossas ações ao desafio com o qual estamos lidando. E, às vezes, um pequeno protótipo dessa experiência é tudo que precisamos para ir de um momento "oh-ho" para um momento "ta-da". E isso pode fazer toda a diferença.
Muito obrigado.

sábado, 30 de junho de 2012

Melhores vídeos: A história do Google Chrome - The Chrome Story




Melhores apresentações: Salut au primtemps-Daimyo-so



Enviado por Yara Guimarães

Melhores apresentações: O avatar do amor



Enviado por Yara Gumarães

Melhores apresentações: Muitas vidas, muitos mestres



Enviado por Yara Guimarães

Melhores apresentações: Esmiling



Enviado por Yara Guimarães

Melhores apresentações: Ciels sauvage



Enviado por Yara Guimarães

Melhores apresentações: Aves mensageiras



Enviado por Yara Guimarães

Melhores apresentações: Urban Art of 2011

Enviado por Yara Guimarães

sábado, 19 de maio de 2012

Global Online Advertising Spending Statistics [Infographic]

Global Online Advertising Spending Statistics
Infographic by- GO-Gulf.com Web Design Company

DESENHO ANIMADO DE 1950: uma verdadeira raridade!Zé Carioca - Aquarela do Brasil



DESENHO ANIMADO DE 1950: Uma verdadeira raridade!
Respondendo a um pedido do governo Americano que buscava a todo custo uma aproximação com o Brasil, WALT DISNEY criou (entre outros) este curta metragem antológico.Era o fim da 2ª grande guerra mundial e o governo americano temia que o Brasil pudesse se tornar um país comunista.Esta pequena maravilha foi criada no início dos anos 50, inteiramente à mão, sem computadores nem outro tipo de ajuda como os efeitos especiais do cinema de hoje em dia.Se deleitem,e tenham uma ideia do que é um génio como Walt Disney.
Enviado por Vera Lúcia Meres

User Activity Comparison Of Popular Social Networking Sites [Infographic]

User Activity Comparison Of Popular Social Networking Sites
Infographic by- GO-Gulf.com Web Design Company


terça-feira, 15 de maio de 2012

Melhores vídeos: The Waiting Time Experiment



Para sensibilizar as pessoas a doarem órgãos, publicitários ( Olgivy) inventaram, na Alemanha, um jeito diferente de transmitir a mensagem: colocaram a angústia de quem espera por uma doação na frente de potenciais doadores.
Um jovem, à espera de um transplante de fígado, foi colocado fazendo hemodiálise no saguão aeroporto de Frankfurt e, ali, contava sua história para quem passava.
Fonte:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/05/publicitarios-estimulam-doacao-de-orgaos/

Anúncio da VW em 1969 - Hoje não ia pegar bem....

Enviado por Luiz Bueno Baddini

Melhores vídeos: A garota de ipanema pelo mundo

http://oglobo.globo.com/infograficos/garotadeipanema/

A bossa nova nasceu em 1958, mas foi em 1962, quando Tom Jobim e Vinicius de Moraes conceberam uma "Garota de Ipanema" que representava tantas outras e tantas ideias amadurecidas em seis anos de parceria que a música brasileira fez sua volta completa ao mundo, carregando com ela uma imagem de país (um tanto real, um tanto utópica). Selecionamos algumas das mais variadas versões da canção dedicada a Helô Pinheiro, interpretada em vários idiomas, por gente famosa ou ilustres desconhecidos. 

Clic no link que abrirá um mapa, clic em cada circulo e ouça as interpretações:

Abaixo dois exemplos:

Elis Regina e Hermeto Paschoal - Garota de Ipanema 1979 

Madonna - Girl From Ipanema - The Girlie Show 1993 - Rio



 Enviado por Luiz Bueno Baddini

 

 

Melhores vídeos: L'Odyssée de Cartier

Comercial da Cartier. Muito interessante a homenagem feita a Santos Dumont. Pelo que consta ele foi amigo íntimo de Cartier, não sei se do fundador ou do filho, mas, além do avião, foi o inventor do relógio de pulso. Foi a forma mais prática que achou para poder controlar o tempo dos seus voos, pois, suas duas mãos sempre ficavam ocupadas. A solução foi inventar o relógio de pulso que até então era de corrente, por ser amigo de Cartier cedeu o invento e ele lançou o primeiro relógio de pulso. Há inclusive um modelo chamado Santos Dumont. A Cartier abusou. Criou um filme de riquíssima produção, com cenas requintadas, com banda sonora de muito bom gosto, com o roteiro iniciando-se em outro século e chegando até os nossos dias, com uma única palavra sendo dita: "Cartier." Enviado por Luiz Bueno Baddini

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Melhores vídeos: Project Glass: One day...



 Enviado por em 04/04/2012
We believe technology should work for you — to be there when you need it and get out of your way when you don't.

A team within our Google[x] group started Project Glass to build this kind of technology, one that helps you explore and share your world, putting you back in the moment.

Follow along with us at http://g.co/projectglass as we share some of our ideas

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/google-apresenta-projeto-dos-oculos-do-futuro-04042012-36.shl

quinta-feira, 29 de março de 2012

Melhores vídeos: Self-Driving Car Test: Steve Mahan



Este cara se chama Steve. Ele perdeu 95% de sua visão. Ele é cego. E ele está atrás do volante deste carro, passeando tranquilamente em seu bairro. E isso é sensacional. Um milagre tecnológico.
O carro do Google que se dirige sozinho completou 320 mil quilômetros rodados sendo controlado apenas por computador. Steve fez parte do teste e amou a ideia:

Continue lendo a matéria no gizmodo:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/um-homem-cego-esta-dirigindo-este-carro/

Enviado por Fabricio Cezarini


sábado, 17 de março de 2012

Comunicado aos seguidores do Blog pelo Friend Connect

Infelizmente o Google a partir de hoje desativou este serviço.
Para seguir o Blog já criei uma página no Google + e você pode entrar no circulo do Blog clicando na caixa de adesão a esquerda.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Melhores textos: My thoughts on S.O.P.A. by Paulo Coelho

http://paulocoelhoblog.com/2012/01/20/welcome-to-pirate-my-books/

IN THE former Soviet Union, in the late 1950s and 60s, many books that questioned the political system began to be circulated privately in mimeographed form. Their authors never earned a penny in royalties. On the contrary, they were persecuted, denounced in the official press, and sent into exile in the notorious Siberian gulags. Yet they continued to write.
Why? Because they needed to share what they were feeling. From the Gospels to political manifestos, literature has allowed ideas to travel and even to change the world.
I have nothing against people earning money from their books; that’s how I make my living.
But look at what’s happening now. Stop Online Piracy Act (S.O.P.A) may disrupt internet. This is a REAL DANGER, not only for Americans, but for all of us, as the law – if approved – will affect the whole planet.
And how do I feel about this?
As an author, I should be defending ‘intellectual property’, but I’m not.
Pirates of the world, unite and pirate everything I’ve ever written!
The good old days, when each idea had an owner, are gone forever.
First, because all anyone ever does is recycle the same four themes: a love story between two people, a love triangle, the struggle for power, and the story of a journey.
Second, because all writers want what they write to be read, whether in a newspaper, blog, pamphlet, or on a wall.
The more often we hear a song on the radio, the keener we are to buy the CD. It’s the same with literature.
The more people ‘pirate’ a book, the better. If they like the beginning, they’ll buy the whole book the next day, because there’s nothing more tiring than reading long screeds of text on a computer screen.
1. Some people will say: You’re rich enough to allow your books to be distributed for free.

That’s true. I am rich. But was it the desire to make money that drove me to write? No. My family and my teachers all said that there was no future in writing.
I started writing and I continue to write because it gives me pleasure and gives meaning to my existence. If money were the motive, I could have stopped writing ages ago and saved myself having to put up with invariably negative reviews.
2. The publishing industry will say: Artists can’t survive if they’re not paid.
In 1999, when I was first published in Russia ( with a print- run of 3,000), the country was suffering a severe paper shortage. By chance, I discovered a ‘ pirate’ edition of The Alchemist and posted it on my web page.
An year later, when the crisis was resolved, I sold 10,000 copies of the print edition.
By 2002, I had sold a million copies in Russia, and I have now sold over 12 million.
When I traveled across Russia by train, I met several people who told me that they had first discovered my work through the ‘ pirated’ edition I posted on my website. Nowadays, I run a ‘Pirate Coelho’ website, giving links to any books of mine that are available on P2P sites.
And my sales continue to grow — nearly 140 million copies world wide.
When you’ve eaten an orange, you have to go back to the shop to buy another. In that case, it makes sense to pay on the spot.
With an object of art, you’re not buying paper, ink, paintbrush, canvas or musical notes, but the idea born out of a combination of those products.
‘Pirating’ can act as an introduction to an artist’s work. If you like his or her idea, then you will want to have it in your house; a good idea doesn’t need protection.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Melhores textos: Kodak, Yahoo, direitos autorais e a inevitabilidade do digital

Brilhante texto de Alexandre Matias
http://blogs.estadao.com.br/alexandre-matias/2012/01/22/kodak-yahoo-direitos-autorais-e-a-inevitabilidade-do-digital/
Para milhões, baixar gratuitamente é rotina
A Sopa e a Pipa foram o principal assunto da semana passada, mas queria aproveitar para falar de outros acontecimentos ofuscados pela briga entre a indústria de entretenimento e a de tecnologia, mas que podem nos ajudar a jogar uma luz sobre a confusão legal a que estamos assistindo.
Um deles é a concordata da Kodak e o outro, a demissão de Jerry Yang, um dos criadores do Yahoo, do cargo de “cofundador e líder” do site (sim, esse era seu cargo). Ambas notícias podem ser comparadas à clássica anedota sobre a inevitabilidade do digital – quando as grandes gravadoras do mundo resolveram processar seus próprios consumidores (que, graças ao Napster, descobriram que era possível baixar música de graça e à vontade) e deram início ao fim de seu próprio monopólio, o da música gravada e lançada em mídias físicas.
A Kodak, uma empresa centenária, inventou a câmera fotográfica portátil que a tornou sinônimo do aparelho que popularizou. Mas também inventou a primeira câmera digital – na pré-história do mundo digital, nos anos 70. Mas como também vivia de vender filmes, preferiu não investir neste setor, com medo de perder o mercado analógico. Mas, ao manter-se irredutível nesta posição, viu ao mesmo tempo o mercado que queria proteger sumir e outras empresas assumirem as rédeas da fotografia digital. Até mesmo de outros tipos de produto, como a Nokia, que se consolidou no mercado de celulares justamente por apresentar boas câmeras embutidas nos aparelhos. Sua cabeça-dura custou-lhe a própria existência.
A mesma teimosia acabou fazendo Yang pedir demissão do principal cargo do site que criou. O Yahoo, muitos nem sequer devem se lembrar, já foi um dos titãs do mundo digital, numa época em que os sites eram contados aos milhares e as conexões ainda eram discadas. Com a chegada do Google, o site preferiu manter-se preso à lógica de portal, típica da última década do século passado, em vez de apontar links para o resto da rede. Fechou-se em si mesmo e apostava na possibilidade de ser comprado ou fundir-se a algum outro gigante. A Microsoft foi quem mais cortejou o velho líder das buscas, em vão. Até que a chegada de um novo CEO, Scott Thompson, obrigou Yang a sair do holofote – e sacramentar o fim de uma era.
O que nos leva de volta às polêmicas leis antipirataria que ameaçam a existência da web como a conhecemos – não apenas nos EUA, mas em todo o mundo. Não é a primeira vez que o Congresso norte-americano tenta aprovar leis que tentam restringir o avanço da pirataria digital. Mas o que estamos assistindo em 2012 é ao aumento da truculência e da força política de uma indústria que, como a Kodak e o Yahoo, preferem não abraçar o digital inevitável e agarrar-se a uma legislação que não faz sentido em tempos digitais.
O lobby de Hollywood é poderoso e pode ter consequências catastróficas para a rede. Imagine que o simples ato de linkar um vídeo do YouTube no Facebook (que não seja autorizado por seu criador) possa significar até cinco anos de cadeia. Como ironizou alguém no Twitter, se você uploadar uma música de Michael Jackson na internet, pode pegar um ano a mais de cadeia do que o próprio médico acusado de sua morte. Não faz o menor sentido.
Fora que o que é chamado de pirataria pela indústria do copyright é rotina para milhões (bilhões?) de pessoas por todo o planeta. Baixar conteúdo gratuitamente é infração do direito autoral antigo, mas há mais de uma pesquisa mostrando que, quanto mais alguém baixa conteúdo sem autorização, mais gasta no mesmo tipo de conteúdo. As leis não devem parar no tempo – elas devem mudar de acordo com as mudanças da sociedade.
E se insistir nisso, os EUA podem matar seus principais produtos no novo século: Google e Facebook vão ter que mudar completamente seus negócios. Abrindo espaço para alguém, em algum país, criar seu próprio clone de Google ou do Facebook e conseguir um público que antes era dos EUA. E aí pode ser que o cabeça-dura da história seja o próprio governo dos norte-americano.

Conheça mais sobre o tema neste Post http://maurocazetto.blogspot.com/2010/06/melhores-textos-gerenciamento-digital.html

Saiba mais aqui http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed678_o_templo_dos_downloads_sagrados e este aqui http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed678_contra_a_censura_e_o_obscurantismo veja os textos ao lado sobre SOPA e PIPA.

ACTA: Acordo contra pirataria pode levar a uma visão mais fechada da internet em todo o mundo

http://blogs.estadao.com.br/link/acta-e-o-fim/



Fotos Rio da Prata em Bonito MS

Fotos Parque das Cachoeiras MS

Fotos Pantanal MS

Fotos Aquário natural em Bonito MS

Fotos Gruta do Lago Azul em Bonito MS

Fotos Anhumas em Bonito MS

Fotos Animais em Bonito MS

Fotos Rio Sucuri em Bonito MS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...