Cientistas lançaram nesta semana em Londres um tecido que pode ser borrifado na pele ou em outras superfícies, para fazer roupas, curativos e até cortinas e estofados.
O novo tecido em spray foi batizado de Fabrican Spray-on. Quando aplicado na pele, ele seca instantaneamente. O tecido não tem costuras, pode ser lavado e usado novamente.O tecido é formado por fibras pequenas, substâncias conhecidas como polímeros - que unem as fibras - e um solvente que permite que ele seja aplicado em forma líquida.
O acadêmico e estilista espanhol Manel Torres, que ajudou a desenvolver o tecido, disse que queria criar um material futurista e confortável. E, como estilista, Torres diz que é ótimo espirrar um material e poder criar o que quiser.
Torres criou uma empresa, a Fabrican Limitada, junto com o professor do Imperial College de Londres, Paul Luckham, que ajudou a desenvolver o tecido. O objetivo é explorar o novo tecido em outras áreas.
Luckham diz que as ideias de uso estão surgindo e a substância pode ter muitas utilidades, desde polidor de sapatos até gazes para curativos. Luckham afirma que a vantagem destes curativos em spray é que eles ficam dentro da lata o tempo todo, sem contaminação, prontos para usar.
O cientista afirma também que a aplicação do tecido borrifado na moda é ótima para anunciar o conceito, mas a substância poderá ser usada de muitas outras formas, como lenços umedecidos, aromatizadores e até estofamento para carros.
Enviado por Everton Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário