sábado, 29 de outubro de 2011

Groupalia-Fluentstore e outros sites de compras coletivas Parte 3 Final

Ontem 28/10/2011 recebi o comunicado do pagseguro que meus 379 reais estavam disponíveis.

Ontem também recebi meu Motorola Xoom 3 G da Colombo, que chegou antes do prazo, tudo conforme comprado.

Chega de sites de compras coletivas.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Melhores dicas: Confira o Google Shopping

A Google disponibilizou do lado esquerdo da tela a opção "Shopping" que funciona como os sites Buscapé e outros para procura de produtos e comparação de preços.
Experimente! É mais uma opção.

Melhores vídeos: Truque da toalha



Enviado por Luis Bueno baddini

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Melhores textos: Os 13 pecados na prestação interna de serviços

Por: Dino Mocsány

Há alguns anos, recebi este texto, de autor desconhecido (adicionei diversas observações ao texto recebido!), de um cliente que tinha muitos problemas entre seus vários Departamentos (este cliente é em uma pequena comunidade do Himalaia... ainda bem que aqui no Brasil nada disto acontece...).

Em todo o caso, talvez algum amigo seu conviva com algo parecido (claro, só lá na empresa dele...) com o que segue, e você talvez possa ajudá-lo!

Dentre os conceitos associados à gestão das empresas por processos ou dentro dos princípios da qualidade total, figuram a prestação interna de serviços, onde cada pessoa ou departamento, na organização, deve ver aqueles com quem se relaciona como clientes ou fornecedores internos.

Alguns não gostam de usar a expressão "clientes" neste contexto, para evitar a perda de enfoque em relação ao cliente externo, razão de ser das organizações; é interessante, porém, aplicar os mesmos conceitos que são usados para atendimento ao mercado no ambiente interno, seja como marketing interno ou "prestação interna de serviços".

Alguns problemas, que "algumas vezes" ocorrem para empresas como um todo, prejudicando o seu relacionamento com clientes, ocorrem também dentro das organizações, entre os seus departamentos (aliás, quase sempre acontece... claro, só lá no Himalaia).

No seu livro Services Within, Karl Albrecht cita sete pecados na prestação interna de serviços, caracterizando os tipos de departamentos por apelidos.

A experiência brasileira leva a acrescentar mais seis tipos, resultando assim em um total de 13 tipos de departamentos, e a procurar adaptar as expressões usadas por Albrecht ao nosso cotidiano.

Na leitura que se segue, você vê algo parecido em sua empresa ou em seus clientes?

"Buraco Negro" – As coisas entram neste departamento e parece que nunca saem. Pedidos de informação, assessoria ou solicitações para acelerar processos são ignorados. O departamento opera dentro das suas próprias prioridades e ignora pedidos recebidos, exceto os "vindos de cima"...

“Bate-volta" - Rejeita pedidos de serviços baseando-se sempre em detalhes burocráticos. "Rejeitado porque o campo 24 do formulário não foi preenchido corretamente", etc. Em vez de telefonar para o outro departamento pedindo o detalhe que falta, devolve a solicitação de serviço.

"Legislador por decreto" – Alguns departamentos têm por hábito fazer declarações sobre o que eles irão fazer ou deixar de fazer no futuro. "A partir de hoje, este departamento não aceitará mais pedidos que não venham acompanhados de justificativa escrita e assinados por dois chefes de departamento". A mensagem é "A regra é essa. Se não quiser, dane-se".

"Peguei no flagra" ou "Ahááá" – Alguns departamentos têm atribuições que os colocam em posição de supervisão sobre outros. Eles têm um prazer quase sádico em apanhar os outros departamentos cometendo erros ou violando regras.

"Não pode" – Um departamento "não pode" adora exercitar seu poder de veto. As pessoas de lá gostam muito mais de dizer "não" do que "sim". Eles sempre dizem aos seus clientes internos porque uma determinada coisa não pode ser feita, em vez de procurar uma maneira de atender suas necessidades.

"Burócra" – Este tipo de departamento solicita montanhas de papel toda vez que você tenta fazer algo. Eles têm formulários especiais para tudo que você quer fazer. Há muito tempo esqueceram como discutir os problemas ao telefone e agir imediatamente. Tudo tem que ser submetido em formulários-padrão, de preferência em 6 vias, é claro que sempre com 15 assinaturas (no mínimo?) para poderem decidir.

"Guardião de atribuições" - É o departamento que tem preocupação excessiva com sua área de responsabilidade, esquecendo o bom senso e o compromisso com resultados. Está sempre preparado para o ataque a qualquer sinal de que outro departamento possa fazer coisas de sua atribuição. Todos os departamentos devem se pautar pela sua missão, mas é comum encontrar departamentos que não fazem o que deve fazer ao mesmo tempo em que também não deixam os outros fazerem o que precisam para resolver seus próprios problemas.

"Ocupador de espaços" - Baseado na lei de Fang que "a pessoa não faz o que deve, faz o que sabe fazer" – ou o que pensa que sabe... Alguns departamentos não cumprem as suas atribuições e ficam fazendo a tarefa dos outros, buscando permanentemente aumentar as suas atribuições no papel e disputar poder com outros departamentos. O clima de beligerância que se cria com essa atitude são desagregadores para a empresa. Quando um "guardião de atribuições" se encontra com um "ocupador de espaço" a guerra é líquida e certa.

"Quem, eu?" (ou "João Sem Braço"...) - Alguns departamentos não têm nenhuma preocupação com o resultado final dos processos em que se inserem, e executam a sua parte sem o mínimo envolvimento com as ansiedades do resto da empresa. São departamentos reativos e não pró-ativos, e não contribuem além do seu papel para o resultado final. Costumam afirmar "a minha parte eu já fiz e se não deu certo a culpa não é minha".

"Nuécumigo" (talvez de origem indígena...) - Este tipo de departamento costuma achar o seu trabalho perfeito e alardeia, muitas vezes para os próprios clientes externos, que a sua área funciona mas o resto da empresa é que é incompetente. Conhecem perfeitamente os defeitos dos outros departamentos, mas são incapazes de observar os seus. O efeito externo dessas declarações é devastador para todos. Está no mesmo barco e acham que o furo é do outro lado.

"Centralizador" ou "Numtchan nem sai décima" (pronuncie com acento oriental) - mesmo que não consiga executar o trabalho, este departamento não repassa o serviço para outros departamentos, e não repassa informações para que o usuário do serviço possa fazer a parte dele. Sua fila de solicitações/ pode ficar imensa, mas ele não pensa em outra solução para o cliente a não ser instruí-lo a "aguardar na fila".

"Mal educado" - Para este departamento o cliente (externo ou interno) é, antes de tudo, um chato ("Trabalhar nesta empresa até que é bom, se não fossem os clientes..."). Leva "chá-de-cadeira" em ante-salas, não tem seus telefonemas respondidos, e dificilmente ouvirá um "obrigado",, ”por favor," ou "com licença".

"Xácomigo" - Este é o voluntarioso. Acha que pode fazer tudo, mas de tanto aceitar tarefas não sai do outro lado com nenhuma. Prazos e custos são sempre subdimensionados. Pode se transformar na prática em um "buraco negro".

Você se lembra de algum Departamento que se parece com algum destes ???

Enviado por Rodrigo Isaias

Melhores vídeos: The Future of communication

sábado, 22 de outubro de 2011

Groupalia-Fluentstore e outros sites de compras coletivas Parte 2

A partir de sexta-feira 21/10/2011 passei a receber resposta da Groupalia, a mesma para todos eles, como copiado abaixo. (como muitos outros que compraram seu produto da Fluentstore seja pela Groupalia ou Groupon)
Parece que eles acordaram e a vontade é dizer, já entendi....
Por enquanto é uma promessa pois o dinheiro ainda não esta no pagseguro...o prazo é até 31/10/2011 e dos juros e correção monetária até 15/11/2011.
Vamos ver se o dinheiro chega lá conforme prometido....é que é muito dinheiro....só dá para ir aos poucos...eu pago no dia da compra (29/06) e recebo 4 meses depois (31/10) é como se fosse uma capitalização sem prêmios e sem produto.
Abaixo a transcrição do e-mail recebido.
Fico pensando em todo o transtorno e dano que estas empresas causaram e imagino que se fossem uma empresa de excelência teria se comunicado o tempo todo com cada comprador, confortando e aliviando cada um com o seu compromisso de não haver perdas para cada um.
Eles não sabem que a indiferença mata.


OCT 21, 2011  |  12:28PM BRST
Caro usuário,

Enviamos esse comunicado para informar a todos os compradores dos vouchers referentes ao Tablet 10’’ que fomos informados pelo Vendedor responsável pela oferta que a mesma foi cancelada.

Prezando pela transparência e compromisso com nossos usuários, para que você não sofra nenhum tipo de prejuízo, informamos que estamos devolvendo integralmente o valor pago aos seus respectivos compradores, com a devida atualização monetária.

A Groupalia pede desculpas pelos transtornos causados.

Veja abaixo como seu estorno ocorrerá:

Quem realizará o estorno da minha compra?
Resposta: Groupalia

Comprei parcelado e já paguei algumas parcelas, o valor total será devolvido?
Resposta: Sim, o valor integral será devolvido em crédito na fatura do seu cartão, até mesmo parcelas já pagas.

Como ocorrerá a devolução para as pessoas que compraram com cartão de crédito?
Resposta: A devolução ocorrerá de uma única vez e de forma automática, o crédito poderá ser visualizado em até duas faturas subsequentes a data da realização do estorno, em seu cartão de crédito, esse prazo é estabelecido pela Administradora do cartão e depende da data de fechamento de sua fatura. Você não precisa realizar nenhum procedimento na PagSeguro.

Como ocorrerá a devolução para as pessoas que compraram com débito em conta?
Resposta: Nesse caso a devolução será efetuada através da PagSeguro. Você deverá acessar a sua conta PagSeguro no site: www.pagseguro.com.br , efetuar o login através do e-mail e senha utilizados no momento da compra e solicitar a transferência do valor para sua conta corrente. Caso você ainda não seja cadastrado na PagSeguro, efetue o seu registro informando o mesmo e-mail utilizado no momento da compra.

Siga os passos abaixo:
- Acessar www.pagseguro.com.br
- Efetuar o login com o seu e-mail e senha
- Acessar a opção “Transferências”
- Clicar em “Saques”
- Informar a conta que você deseja transferir o valor creditado pela Groupalia.

Qualquer dúvida sobre a transferência de valores entre em contato com a PagSeguro através do telefone: (11) 5627-3440.

Comprei no cartão de crédito e gostaria de receber o estorno em conta corrente.
Resposta: Nessa situação a devolução somente poderá ocorrer através de crédito na fatura do mesmo cartão de crédito utilizado no pagamento do pedido.

Até quando o processo de estorno será finalizado a todos os usuários que compraram?
Resposta: Até o dia 31/10/2011 todas as transações estarão estornadas.
Nos casos de compra com cartão de crédito, o estorno poderá ser visualizado em até duas faturas subsequentes a data da realização do estorno no seu cartão de crédito, esse prazo é estabelecido pela Administradora do cartão e depende da data de fechamento de sua fatura. Você não precisa realizar nenhum procedimento na PagSeguro.
Nos casos de compra com cartão de débito, a devolução será efetuada através da PagSeguro. Você deverá acessar a sua conta PagSeguro no site: www.pagseguro.com.br , efetuar o login através do e-mail e senha utilizados no momento da compra e solicitar a transferência do valor para sua conta corrente. Caso você ainda não seja cadastrado na PagSeguro, efetue o seu registro informando o mesmo e-mail utilizado no momento da compra.
Siga os passos abaixo:
- Acessar www.pagseguro.com.br
- Efetuar o login com o seu e-mail e senha
- Acessar a opção “Transferências”
- Clicar em “Saques”
- Informar a conta que você deseja transferir o valor creditado pela Groupalia.
Qualquer dúvida sobre a transferência de valores, entre em contato com a PagSeguro através do telefone: (11) 5627-3440.
Como ocorrerá o crédito da correção monetária?

Esse crédito é independente do valor integral do produto e estará disponível em sua conta PagSeguro a partir do dia 05/11/2011. Para efetuar o resgate desse valor você deverá:
- Acessar www.pagseguro.com.br
- Efetuar o login com o seu e-mail e senha
- Acessar a opção “Transferências”
- Clicar em “Saques”
- Informar a conta que você deseja transferir o valor creditado pela Groupalia.
Contamos com a sua compreensão.

Muito Obrigado

Atenciosamente,

Groupalia Team

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Groupalia-Fluentstore e outros sites de compras coletivas

No post anterior falei sobre empresa de excelência, neste vou falar de empresas que estão longe disto.
Como muitos sou daqueles que gostam de tecnologias e meu novo sonho de consumo é um novo gadget, melhor especificando, um tablet. Como não sou um consumista e fico estudando, namorando...antes de comprar eu não fui o primeiro da fila.
Não me dou muito bem com notebooks para usar em casa, mas um tablet parece algo ideal para sentar em uma poltrona, ler um livro, ver um vídeo, em fim distrair.
Com este pensamento resolvi fazer um teste-drive com algum modelo mais barato e que tivesse uma configuração que eu pretendo comprar de primeira linha (entenda aqui: com mais recurnos, nome e mais caro, muito mais caro), tela em torno de 10 pol., processador acima de 1 Ghz conexão 3 G ou superior, etc.
Em junho recebi um e-mail do Groupalia com uma oferta de um Tablet nesta configuração por 379 reais (importado de Hong-kong com impostos a pagar na chegada). Foi neste momento que começou minha aventura.
Resolvi comprar a oferta e com a expectativa de que teria que esperar uns 2 meses a 3 meses para receber o produto, mas tudo bem, não é prudente comprar um tablet de primeira linha se os preços estão para cair com novas legislações e concorrência, e assim foi, um tempo para finalizar as ofertas, um tempo para que a empresa recolhesse os voulchers e só a partir dai começaria o processo que ainda levaria 2 meses.
Como algumas destas etapas não saia do lugar, não recebia confirmações entrei em contato com a empresa (Fluentstore), com dificuldades recebi as informações que deveria ficar quietinho esperando que estava tudo a caminho.
No site esperei pacientemente a primeira data e quando chegou foi mudada....primeiros sinais de problema, mas a empresa enviou um e-mail elegante que dizia que tinha tomado a decisão certa e que tudo corria bem, que não precisaríamos pagar impostos e que gentilmente receberia o produto em casa através de uma transportadora e para completar fez uma página para rastrear onde estava o produto.
Era divertido acompanhar dia-a-dia e mesmo que demorasse dias para andar um passo parecia que o prazo final ia chegar, como dizia um amigo, não há prazo que não chegue.
O prazo final após vários adiamentos era 7 de Outubro e já havia passado na alfandêga e agora estava na transportadora, creio 2 semanas antes do prazo final, tempo suficiente para entregar.
Neste meio tempo estive na Alemanha e nem pensei em aproveitar e trazer um, queria fazer meu teste-drive primeiro, aproveitei e trouxe uma Nikon 5100, mas poderia ter trazido um IPAD 2 se não fosse a esperança que ainda teimava em existir.
E aguardei pacientemente, todo dia na portaria aquele olhar e pensamento: será que chegou? Nada. Meu pensamento era, dia 7 é o limite, e o dia 7 chegou mas o tablet não. Vamos dar uma olhada no site?
Lá estava uma linda mensagem:
"Prezado cliente, para informações sobre esse produto por favor entre em contato com a Groupalia: contact.brazil@groupalia.com"
 O mais surpreendente é que a página de prazos de entrega havia retornado ao passado:
Produto                                    Prazo de Resgate no Site Fluent Celular
 Tablet Android 10.2″                            05/07/2011 a 17/08/2011
O site é meio desorganizado, outro dia tinha uma página que este mesmo tablet estava por 738,00 e com desconto 959,00, é isto mesmo, um desconto negativo. (já corrigiram, mas ainda tem erro um dos zeros é a letra O).
Coisa mais normal, enviar um e-mail, um, dois três, a semana toda, nenhuma resposta.
Outra alternativa, sites de denúncia, entrei no Reclame aqui, que surpresa, eu não era o único enganado, iludido e desprezado pela Groupalia e a Fluentstore. 
Para formular a queixa fiz um revisão nos sites da Groupalia e Fluentstore.
Percebi que a Groupalia em seu contrato com o consumidor não se responsabiliza por nada e como se fosse eu, sem fins lucrativos, pois entendo que alguém que ganhe com o negócio tem que ter alguma responsabilidade que garanta ao consumidor o que ele comprou.
Da Fluentstore resgatei missão, visão e valores:

Missão

A Fluent Store tem como missão atender ao público mais exigente da internet oferecendo enormes descontos em grandes produtos e entregando-os para todo o Brasil.

Visão

A Fluent Store tem como meta se tornar a loja online referência em descontos em diversos produtos.

Valores

A Fluent Store é um time que preza:
  • Transparência
  • Crescimento Sustentável
  • Ética
A parte da ética é a mais cômica, eles não sabem o que é isto. (o grifo é meu)
Foi engraçado compartilhar e ler as inumeras histórias contadas, o sentimento de não estar sozinho, algumas até nos dão o conforto e divertem, como há que eu li que dizia: era legal quando eles ficavam nos enganando dizendo que o produto estava chegando, senti o mesmo.
Descobri também que o Groupon ofertou o mesmo produto e tinha mais em comum que este fato, também não respondia, também não se responsabilizava.
Descobri que sites de compras coletivas não são confiáveis pois não garantem nada que foi comprado.
O que mais dói de uma empresa abaixo da mediocridade como estas duas é a indiferença.
O pessoal até criou uma página sobre as duas empresas:

Você pode encontrar mais informações no reclame aqui através destes nomes:
-Fluentstore
-Fluent Celular
-Groupalia
-Groupon
Se quiser completar sua pesquisa digite Tablet 10".

Até agora nenhuma resposta das 2 empresas, seja por e-mail, facebook, twitter ou sites de denúncia. O próximo passo é denuncia no Procon e creio denuncia na delegacia mais próxima por estelionato.
Você pode estar pensando o que tem de bom em tudo isto.
E eu digo.
Posso ajudar muitos a terem consciência dos riscos de comprar nestas empresas e nos sites das empresas de compras coletivas. E se as empresas de compras coletivas quiserem ganhar nossa confiança terão que trabalhar melhor e firmar maiores compromissos com os consumidores. Antes de comprar verifique o compromisso destas empresas, pesquise nos sites de denúncia.  Infelizmente a Groupalia e a Fluentstore não tinham grandes reclamações quando vendiam coxinhas no bar da esquina pois simplesmente os clientes prejudicados só deixavam de usar o serviço pelo baixo valor da compra.
No futuro estas empresas terão seu lugar no case " como acabaram com um negócio promissor - compras coletivas". As empresas idonêas deveriam promover ações junto ao ministério público tanto para melhor regulamentação deste tipo de comércio como para banir empresas que estão acabando com este novo nicho de mercado.
Espero que meus 379 reais tenham o beneficio para muitos.


Outro blog relatando problemas nos sites de compras coletivas:
http://documentario-x.blogspot.com/2011/09/compra-coletiva-vira-febre-na-internet.html

Mais Informações sobre o tema:
http://www.blogdoecommerce.com.br/novo-golpe-de-tablets-em-compras-coletivas/


http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/problemas-em-serie-no-groupon/

http://www.blogdoecommerce.com.br/capitalizacao-compras-coletivas/

Veja neste relato uma possível postura das empresas de compra coletiva:

http://www.reclameaqui.com.br/1796693/groupon/groupon-x-tablet-10-2-so-enganacao-ate-com-procon-nao-resolv/

Observação do último link:
Creio que a resposta não pode ser aceita pelo Procon conforme outras informações dadas pelo Procon em outras matérias. Não sei sobre o desdobramento desta reclamação ou da veracidade mas não houve resposta da empresa. A resposta esta datado 08-10 porém a partir de 07-10 o site da Fluent já informava que entrassemos em contato com os sites de compra coletiva.

Coloquei o link desta postagem na página do Facebook do Groupalia e do Groupon. O Groupon escreveu:
Sr. Mauro este não é canal correto para divulgação de seu Blog. Assim é uma empresa de excelência! Dá conselhos ao consumidor sobre outros temas, mas não responde pelos produtos que não foram entregues.


Empresas de Excelência: Bronzearte

Já faz algum tempo que estou devendo este reconhecimento, pela falta de tempo ou por estarmos correndo atrás de empresas no limite inferior da tabela de excelência. Infelizmente usamos mais o nosso tempo com os ruins do que com os bons.
Quero relatar aqui o excelente atendimento desta empresa que me deixou mais esperançoso quanto ao comportamento das empresas no trato com os consumidores.
A história....
Há bastante tempo atrás comprei luminárias em uma loja do tipo plafon que possuem 3 garras que seguram a parte de vidro, porém algumas delas quebraram ou pelo tempo, ou pelo manuseio, então procurei encontrar reposição no mercado virtual. Como trata-se de um item bastante específico foi difícil encontrar então resolvi entrar em contato com o fabricante.
Enviei um e-mail e para minha surpresa obtive uma rápida resposta através do Sr. Fernando Nicacio,  empresas de excelência tem funcionários excelentes, que me solicitou algumas informações sobre a compra para poder me ajudar.
Porém eu não encontrei a nota fiscal ou qualquer documento e solicitei que me vendessem o produto. Em geral as respostas da empresa eram muito rápidas e as minhas é que demoravam. Informei que precisava de 3 garras mas compraria 12 e para minha surpresa a empresa respondeu que me mandaria 15 garras sem nenhum custo seja da mercadoria, seja do frete. E conforme informado recebi as garras e fiquei impressionado com o atendimento do Sr. Fernando da Bronzearte.
São empresas como a Bronzearte e pessoas como o Sr, Fernando que fazem a diferença.
Meus agradecimentos e minha admiração ficam aqui registrados.

Dados da Bronzearte:
Central de Relacionamentos Bronzearte
Rua Dona Cesária Camargo de Oliveira, nº 197
CEP. 06.807-320 - JD. Vista Alegre - Embu -SP.
Fones: 0800-8802152 ou 3634 8110 – ramal 4095

Escolha um produto deles, além de bons o atendimento é de empresas de excelência

Melhores vídeos: o racha mais caro do mundo


Enviado por: Iury Ribeiro

Melhores pensamentos: Dalai Lama

"Quando somos enfrentados por um inimigo, uma pessoa ou um grupo de pessoas tentando nos prejudicar pode ver isso como uma oportunidade para desenvolver paciência e tolerância. Precisamos dessas qualidades; elas nos são úteis. E a única ocasião que temos para desenvolvê-las é quando somos desafiados. Assim, desse ponto de vista, nosso inimigo é nosso guru, nosso professor. Independentemente da motivação deles, do nosso ponto de vista os inimigos são benéficos, uma bênção." (D.Lama)

Enviado por:
Ricardo Teixeira
Consultor e Treinador Comportamental
Tel. 19 3386 4250 | Cel. 9119 8540

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

Melhores textos: Carta-resposta à REVISTA VEJA por professora Estadual do Paraná.

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. 

Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. 

Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.

Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. 

Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores? 

E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. 

Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso. 

Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. 

E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração. 

Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. 

Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. 

Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.

Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. 

E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. 

Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.

Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo. Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!! 

Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. 

Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata.

Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! 
Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba! 
Enviado por Márcia Scaramuzza
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...