quarta-feira, 9 de junho de 2010

Melhores textos: Como o homem foi visto e tratado durante a História

Na antiguidade  o pensamento mitológico imperava. A vida e o destino do homem estavam nas mãos dos deuses e semi-deuses. Assim a chuva, as plantas, os frutos, os animais nascidos, o calor, a caça tudo tinha origem na bondade dos deuses. Da mesma forma, a doença, a fome, a tempestade, o frio, a seca representavam a ira dos deuses. O ritual religioso era o sacrifício de animais e seres humanos a fim de que os deuses fortalecidos vencessem as forças do mal. São exemplos : Thor, Odin, Zeus e Apolo, Hera e Atenas, Dionísio, etc.

Em 700 A.C, Homero registra em seus escritos boa parte da mitologia grega. Os primeiros filósofos, chamados de filósofos da natureza,  criticaram a mitologia de Homero, porque os deuses ali representados tinham muitas semelhanças com os seres humanos. Para eles, determinadas substâncias básicas estavam por detrás das transformações na natureza. Foram eles que deram um pontapé inicial para as ciências naturais.

Um bom exemplo dos filósofos da natureza é Demócrito . Ele concluiu que todas as coisa, inclusive o homem era formado por "pedrinhas" de vários formatos que ele chamou de Átomo. Demócrito acreditava que tudo acontecia mecanicamente, para ele não havia a interferência de forças espirituais sobre a vida.

Para o sofista Protágoras (c 487 -420 a.C)  "o homem é a medida de todas as coisas". Assim, o certo e o errado, o bem e o mal sempre tinham que ser avaliados em relação às necessidades do homem.

Platão foi discípulo de Sócrates. Para Platão a realidade se dividia em duas partes: o mundo dos sentidos, mundo do qual temos apenas um conhecimento imperfeito. Nesse mundo tudo flui e nada é perene; e o mundo das idéias, um mundo que não pode ser conhecido pelos sentidos, mas sim pela razão..

Zenão, fundador dos estóicos dizia que os homens eram parte de uma mesma razão universal. O pensamento de Zenão, aprimorado por Cícero (106 – 43 a.C) , deu origem ao "Humanismo".

O pensamento semita é o pano de fundo das três religiões ocidentais – O judaísmo, o cristianismo e o islamismo. No pensamento semita, a história é linear. No passado Deus criou o mundo e com isso o começo da história. Deus intervém na história e um dia ela vai acabar, isto vai acontecer no dia do Juízo Final e Deus vai julgar os vivos e os mortos.

Na Alta Idade Média, são Thomas de Aquino diz que o homem pode chegar a verdade pela fé e pela razão.     

Na  modernidade, o Iluminismo pregava que o homem é fruto da razão. "Penso logo existo". Assim, somente quando a razão e o conhecimento estivessem difundidos entre todos é que o homem faria progressos.    

Darwin, falecido em 1883, descobriu a lei da evolução da natureza. Para Darwin o homem é o produto de uma longa evolução biológica. Já para Freud, que se notabilizou pelos seus estudos sobre o inconsciente, o homem e as suas ações são produtos de impulsos "animais" próprios da natureza humana.

Na pós-modernidade, Sartre diz que o homem percebe que existe e que um dia terá que morrer e como não vê sentido na vida ele sente medo. " O homem se sente alienado em um mundo sem sentido"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...