sábado, 12 de junho de 2010

Melhores dicas de livros: Como Resolver Problemas Complexos

Como Resolver Problemas Complexos

Adam Kahane

Editora Senac São Paulo, 2008

 

Como um bacharel em Física e licenciado em Economia de Energia e Recursos se transforma em um facilitador de diálogos voltado para a solução de problemas complexos como a superação do apartheid na África do Sul? A trajetória de sua evolução pessoal é o eixo deste livro de Adam Kahane. Com extraordinária sinceridade, ele relata sua transformação de um técnico brilhante, frio e lógico, que acreditava que para todos os problemas havia uma resposta certa (em geral, matemática), em um ouvinte respeitoso, capaz de fazer emergir o que de melhor as pessoas têm, ainda que estejam em campos opostos.

O livro foi escrito com a intenção de partir de situações menos complexas e evoluir para as mais desafiadoras. Neste processo vão sendo apresentados os conceitos extraídos das práticas analisadas. O conjunto forma uma espiral evolutiva de aprendizagem na forma de uma jornada envolvente e cativante. Embora as situações relatadas se refiram principalmente a problemas sociais de grande porte, como as negociações com a guerrilha na Colômbia e a reconstrução da Nicarágua pós ditadura, há sempre referências a situações análogas nas empresas e em órgãos governamentais (e também no ambiente familiar). No final são apresentados princípios fundamentais, que emergiram da prática, para a atuação do mediador que busca construir novas realidades. Alguns deles:

- Preste atenção ao seu estado de ser e a como você conversa e ouve. Observe suas próprias premissas, reações, contrações, ansiedades, preconceitos e projeções.

- Manifeste-se. Observe e diga o que está pensando, sentindo e desejando.

- Lembre-se de que você não conhece a verdade acerca de nada. Quando você pensa que está absolutamente certo sobre como são as coisas, acrescente "na minha opinião" à sua frase. Não se leve tão a sério.

Este princípios podem parecer simples, mas praticá-los efetivamente é u  enorme desafio. Por isso, Kahane revela extrardinária franqueza em reconhecer que várias tentativas de solução não apresentaram os resultados desejados. O que ele procura destacar, nestes casos, é a aprendizagem obtida a partir da análise das causas do insucesso e como essa aprendizagem foi utilizada nos eventos seguintes em que esteve envolvido.

Um livro fundamental para quem busca resolver problemas complexos sem o uso da força, seja ela a militar seja a da autoridade hierárquica ou a pressão psicológica.

Tarcisio Cardieri

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...